A teoria política Aristotélica - Parte 2

Apresenta a teoria política que o filósofo Aristóteles defendia de que o Estado deve diferenciar os cidadãos de acordo com os seus níveis sociais. Mostra que com essa teoria os pobres teriam acesso facilitado para mais recursos.

Desenvolvido por: Fundação CEDERJ / CEDERJ

Roteiro para o educador

Objetivo da Aula:

  • Compreender a teoria política de Aristóteles, com foco na diferenciação de cidadãos de acordo com seus níveis sociais.
  • Analisar como Aristóteles argumentava que essa diferenciação poderia beneficiar os mais pobres.
  • Refletir sobre a relevância dessas ideias na política contemporânea.

Materiais Necessários:

  • Acesso ao jogo "A teoria política Aristotélica - Parte 2".
  • Quadro ou tela para apresentação.

Duração da Aula:

  • Aproximadamente 60 minutos.

1. Introdução (10 minutos):

  • Apresente o tema da aula: a teoria política de Aristóteles e sua visão sobre a diferenciação dos cidadãos de acordo com seus níveis sociais.
  • Explique a importância dessas ideias na filosofia política e na busca pela justiça social.

2. Contextualização Aristotélica (15 minutos):

  • Contextualize os alunos sobre a visão geral da filosofia política de Aristóteles, destacando sua obra "A Política".
  • Explore a ideia de que Aristóteles argumentava que a diferenciação social poderia ser benéfica para a sociedade.

3. Jogo "A Teoria Política Aristotélica - Parte 2" (25 minutos):

  • Inicie o jogo "A teoria política Aristotélica - Parte 2", que explora a teoria política de Aristóteles e como ela se relaciona com a diferenciação cidadã.
  • À medida que os alunos avançam no jogo, discuta os conceitos e dilemas apresentados.

4. Discussão e Reflexão (5 minutos):

  • Após o jogo, conduza uma discussão em sala de aula para compartilhar as reflexões dos alunos sobre a teoria política de Aristóteles.
  • Peça aos alunos para expressarem suas opiniões sobre como a diferenciação social pode ou não beneficiar os mais pobres.

5. Atividade de Reflexão Escrita (5 minutos):

  • Peça aos alunos para escreverem uma breve reflexão sobre como as ideias de Aristóteles sobre diferenciação social podem ser aplicadas ou não na política e na busca por justiça social atualmente.

6. Encerramento (5 minutos):

  • Recapitule os principais pontos da aula.
  • Destaque a importância da filosofia política na reflexão sobre a justiça social e nas discussões políticas contemporâneas.

Este roteiro de aula utiliza o jogo "A Teoria Política Aristotélica - Parte 2" como uma ferramenta educativa para apresentar as ideias de Aristóteles sobre a diferenciação cidadã e sua relação com a justiça social. Ele promove a discussão crítica sobre a relevância dessas ideias na política contemporânea. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas opiniões e explorar conceitos filosóficos complexos.


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