Quem somos

O NOAS é um núcleo de computação aplicada, destinado ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem significativa, estruturados em simulações computacionais de fenômenos.

Núcleo de computação aplicada

Aplicativos Noas

O Colégio Cenecista Dr. José Ferreira tem sido, ao longo de sua história, referência em ensino e em produção de material educacional de alta qualidade, profundamente contextualizados e voltados para o saber, que transforma o aprendiz num cidadão capaz de modificar a sua realidade pessoal e aquela na qual está inserido.

Por estar sempre à frente, o Colégio, motivado por desafios inquietantes para que o ato de apreender algo seja feito de maneira significativa e, portanto, com reflexos emocionais e não mais puramente intelectuais e de forma a atingir um objetivo momentâneo e pronto para o proposital esquecimento, criou um núcleo de computação aplicada destinado à criação de softwares educacionais.

Uma aula em Power Point, um filme Flash... são ferramentas virtuais úteis, porém havia a necessidade de programas que tornassem os alunos participantes ativos das aulas e não meros coadjuvantes, prontos a se embrenharem em sono profundo após falatórios, por vezes, intermináveis, que os levavam de nenhum lugar a lugar algum!

A solução estava na criação do que chamamos de simuladores. Esses são, como sugere o nome, uma simulação da realidade, em que valores e alterações comportamentais são fiéis aos obtidos tal qual se fazia e, ainda se faz, em laboratórios utilizando materiais e equipamentos tradicionais.

O Colégio investe, atualmente, nessa frente de pesquisa, algo somente feito em grandes universidades e institutos avançados de tecnologia que usam linguagens de programação e computadores de alta performance para realizar modelagem matemática de fenômenos de diversas áreas do conhecimento.

Núcleo de Desenvolvimento Avançado Noas

O NOAS é um núcleo de computação aplicada, destinado ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem significativa, estruturados em simulações computacionais de fenômenos.

Da experiência concreta vivenciada na sala de aula ao ministrar cursos de Física e de Matemática, percebemos com frequência que, mesmo aqueles estudantes que apresentavam os conceitos básicos relacionáveis ao assunto a ser abordado, mostravam, durante as aulas, grande dificuldade em abstrair o conteúdo dado a partir de modelos descritos pelo professor. Concomitante a trabalhos de simulação numérica, realizados em laboratórios de pesquisa em ciência pura, percebemos o potencial que as simulações computacionais de fenômenos, bem como as animações interativas, em menor escala, possuíam. À medida que possibilitavam a percepção visual de variações temporais de grandezas físicas e matemáticas, abstratas ou não, as animações interativas conduziam a um nível de abstração da realidade que, sem elas, seria alcançado apenas por poucos aprendizes.

Nesse cenário, foi criado o NOAS com a proposta de desenvolver objetos que contribuam para uma aprendizagem significativa. Esses atividades são baseadas em simulações computacionais (applets Java, animações em flash, realidade virtual) que permitem ao aprendiz a interação necessária à compreensão dos fenômenos estudados.

A equipe do NOAS é constituída por educadores, especialistas em softwares, engenheiros, que se utilizam da tecnologia digital como elemento potencializador do processo de ensino e aprendizagem.

Uma biblioteca virtual de aplicativos de diversas áreas, sob a concepção de software livre, acaba de ser lançada pelo NOAS - Galileu. Professores terão em suas mãos um fantástico material que, poderá propiciar o aprendizado que todos desejamos: significativo, na concepção mais profunda da palavra.