A Paideia e a formação do cidadão - Parte 2

Apresenta sobre como é composto os discursos do filósofos sofistas. Mostra como os filósofos convenciam os seus ouvintes, porém que estes discursos não necessariamente tinham caráter ético. Traz o exemplo dos discursos de Adolf Hitler.

Desenvolvido por: Fundação CEDERJ / CEDERJ

Roteiro para o educador

Objetivo da Aula:

  • Compreender como os filósofos sofistas construíam seus discursos e persuadiam seus ouvintes.
  • Analisar o dilema ético em torno da persuasão sofista.
  • Refletir sobre o poder dos discursos e o exemplo histórico de Adolf Hitler.

Materiais Necessários:

  • Acesso ao jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 2".
  • Quadro ou tela para apresentação.
  • Recursos audiovisuais para ilustrar discursos de Adolf Hitler (opcional).
  • Aproximadamente 60 minutos.

1. Introdução (10 minutos):

  • Apresente o tema da aula: os discursos dos filósofos sofistas, seu poder persuasivo e a questão ética envolvida.
  • Explique a importância da retórica na Grécia Antiga.

2. Discursos dos Sofistas (15 minutos):

  • Explore como os filósofos sofistas construíam seus discursos, usando técnicas retóricas para persuadir seus ouvintes.
  • Destaque que a persuasão nem sempre tinha um caráter ético ou moral.

3. Dilema Ético (15 minutos):

  • Aborde o dilema ético em torno da persuasão sofista: até que ponto é aceitável usar técnicas persuasivas para convencer os outros, mesmo que o conteúdo do discurso seja questionável em termos éticos?
  • Promova uma discussão em sala de aula sobre essa questão.

4. Exemplo de Adolf Hitler (15 minutos):

  • Apresente o exemplo histórico de Adolf Hitler e seus discursos durante o período nazista.
  • Analise como Hitler usou técnicas de persuasão para influenciar massas e os aspectos éticos desses discursos.

5. Jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 2" (15 minutos):

  • Inicie o jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 2", que explora a construção dos discursos sofistas e os dilemas éticos associados.
  • À medida que os alunos avançam no jogo, discuta os conceitos e dilemas apresentados.

6. Discussão e Reflexão (10 minutos):

  • Após o jogo, conduza uma discussão em sala de aula para que os alunos compartilhem suas reflexões sobre os discursos dos sofistas, a ética da persuasão e o exemplo de Adolf Hitler.
  • Incentive-os a refletir sobre a responsabilidade dos oradores ao usar técnicas persuasivas.

7. Atividade de Debate (10 minutos):

  • Divida a turma em grupos e peça a cada grupo para debater sobre o seguinte tópico: "A persuasão sem ética é aceitável em situações políticas e sociais?"
  • Promova um debate entre os grupos e incentive-os a apresentar argumentos sólidos.

8. Encerramento (5 minutos):

  • Recapitule os principais pontos da aula.
  • Destaque a importância de compreender a retórica, a persuasão e a ética na formação do cidadão.

Este roteiro de aula utiliza o jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 2" como uma ferramenta educativa para explorar os discursos dos filósofos sofistas, o dilema ético da persuasão e o exemplo histórico de Adolf Hitler. Ele promove a discussão crítica sobre o poder dos discursos e as responsabilidades dos oradores. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam à vontade para participar ativamente da discussão e do debate.


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