Funções Polinomiais

Nesta atividade, os alunos poderão construir os gráficos de diversas Funções Polinomiais, variando parâmetros específicos da sua lei de formação e, observar a relação entre esses parâmetros e o seu respectivo gráfico.

ROTEIRO PARA O EDUCADOR

Objetivo da Aula

  • Compreender o conceito de funções polinomiais, construir gráficos variando os parâmetros e observar a relação entre esses parâmetros e a forma dos gráficos.

Duração da Aula

  • Aproximadamente 90 minutos (1h30m).

Etapa 1: Introdução (10 minutos)

  • Apresentação dos conceitos-chave relacionados a funções polinomiais por meio de um texto explicativo ou slides.
  • Destaque para os parâmetros que podem afetar a forma dos gráficos das funções polinomiais.

Etapa 2: Instruções (5 minutos)

  • Explicação das instruções para a atividade prática.
  • Formação de grupos e atribuição de tarefas aos alunos.

Etapa 3: Atividade de Construção de Gráficos (40 minutos)

  • Permissão para que os grupos escolham diferentes parâmetros e construam gráficos de funções polinomiais.
  • Observação e registro das mudanças nos gráficos à medida que os parâmetros variam.

Etapa 4: Discussão e Revisão (15 minutos)

  • Condução de uma discussão em sala de aula sobre as observações dos alunos.
  • Compartilhamento dos gráficos pelos grupos e explicação das relações identificadas entre parâmetros e gráficos.

Etapa 5: Reflexão (5 minutos)

  • Tempo adicional para os alunos refletirem sobre a aula e compartilharem qualquer feedback ou pensamentos finais.

Etapa 6: Encerramento (5 minutos)

  • Destaque da importância da compreensão de funções polinomiais na matemática e em contextos do mundo real.
  • Incentivo aos alunos para explorarem mais sobre funções polinomiais e seus usos.

Conclusão

Este roteiro de aula oferece uma visão detalhada das etapas e da duração estimada para cada uma delas. Certifique-se de ajustar o tempo conforme necessário e garantir que a aula seja envolvente e educativa para os alunos.


Deixe seu comentário