Funções Exponenciais

Nesta atividade, os alunos poderão construir os gráficos de diversas Funções Exponenciais, variando parâmetros específicos da sua lei de formação e, observar a relação entre esses parâmetros e o seu respectivo gráfico.

Desenvolvido por: Sistema de Ensino CNEC - NOAS

ROTEIRO PARA O EDUCADOR

Objetivo da Aula

  • Compreender o conceito de funções exponenciais, construir gráficos variando os parâmetros e observar a relação entre esses parâmetros e a forma dos gráficos.

Duração da Aula

  • Aproximadamente 90 minutos (1h30m).

Etapa 1: Introdução (10 minutos)

  • Apresentação do objetivo da atividade.
  • Breve revisão sobre funções exponenciais e seus elementos-chave.

Etapa 2: Demonstração do Aplicativo (15 minutos)

  • Mostrar como acessar e usar o aplicativo "Funções Exponenciais".
  • Demonstrar como inserir parâmetros nas funções exponenciais e criar gráficos.

Etapa 3: Instruções (5 minutos)

  • Explicar as instruções para a atividade prática.
  • Formar grupos e atribuir tarefas aos alunos.

Etapa 4: Atividade (40 minutos)

  • Permitir que os grupos escolham diferentes parâmetros para construir gráficos de funções exponenciais.
  • Observação e registro das mudanças nos gráficos à medida que os parâmetros variam.

Etapa 5: Discussão e Análise (15 minutos)

  • Conduzir uma discussão em sala de aula sobre as observações dos alunos.
  • Grupos compartilham seus gráficos e explicam as relações identificadas entre parâmetros e gráficos.

Etapa 6: Avaliação (5 minutos)

Pergunta de avaliação, como:

  • O que vocês aprenderam sobre funções exponenciais nesta atividade?

Etapa 7: Reflexão (5 minutos)

  • Dar tempo para os alunos refletirem sobre as aprendizagens da aula e compartilharem insights.

Etapa 8: Encerramento (5 minutos)

  • Destacar a importância da compreensão de funções exponenciais na matemática e na vida cotidiana.
  • Incentivar os alunos a explorarem mais sobre funções exponenciais e seus usos.

Conclusão

Este roteiro de aula oferece uma visão detalhada das etapas e da duração estimada para cada uma delas. Certifique-se de ajustar o tempo conforme necessário e garantir que a aula seja envolvente e educativa para os alunos.


Deixe seu comentário

Anna Carolina Anjos da Silva 29 de maio de 2018 15:45

Anna Carolina Anjos da Silva

Tem como baixar para usar offline ? Adorei site excelentes atividades para enriquecer o ensino

Ana Celia de Jesus Batista Costa 18 de setembro de 2013 13:10

Ana Celia de Jesus Batista Costa

eu queria saber como eu faço um grafico das funções exponenciais ex: f(x)=2X