Juntando Peças

Nesta atividade educativa, os alunos somam pontos em uma peça maior e escolhem uma das três peças menores que representam essa soma. Promova o aprendizado de matemática e o raciocínio lógico.

Objetivo da Aula

Desenvolver as habilidades de adição, resolução de problemas e coordenação motora por meio do jogo "Juntando Peças".

Duração da Aula

Aproximadamente 45 minutos.

Etapa 1: Introdução (10 minutos)

  • Inicie a aula explicando que os alunos irão jogar o jogo "Juntando Peças", que envolve somar os pontos de uma peça maior e pintar uma das três peças menores que representa essa soma.
  • Mostre um exemplo simples das peças e das regras do jogo.

Etapa 2: Apresentação do Jogo (5 minutos)

  • Apresente o conjunto de peças aos alunos, explicando que cada peça tem pontos ou números representando diferentes valores.
  • Explique as regras do jogo, destacando que eles devem somar os pontos da peça maior e escolher uma das três peças menores que represente essa soma.

Etapa 3: Jogo "Juntando Peças" (20 minutos)

  • Distribua as peças e o material para colorir para os alunos.
  • Peça que eles escolham uma peça maior, somem os pontos e, em seguida, escolham uma das três peças menores para pintar de acordo com a soma.
  • Monitore o progresso e forneça orientações conforme necessário.

Etapa 4: Discussão e Resolução de Problemas (5 minutos)

  • Após a conclusão do jogo, reúna a turma e promova uma discussão sobre as escolhas feitas por cada aluno.
  • Pergunte aos alunos como resolveram os problemas de adição e quais estratégias utilizaram.

Etapa 5: Reflexão e Encerramento (5 minutos)

  • Encerre a aula destacando a importância da adição, resolução de problemas e coordenação motora em atividades lúdicas.
  • Incentive os alunos a aplicar as habilidades desenvolvidas no jogo em situações do cotidiano.

Este roteiro de aula utiliza o jogo "Juntando Peças" como uma ferramenta educativa para desenvolver habilidades de adição, resolução de problemas e coordenação. Certifique-se de adaptar o conteúdo e a duração das etapas conforme necessário para atender às necessidades da sua turma.


Deixe seu comentário

Ana Lara da Fonseca Monção Braz 14 de junho de 2019 15:32

Ana Lara da Fonseca Monção Braz

Amei o jogo ????

Maria Luiza Ferreira Petri 21 de maio de 2019 13:20

Maria Luiza Ferreira Petri

ACHEI MUITO FACIL

Leticia Ferreira 02 de maio de 2019 07:42

Leticia Ferreira

amei

Geovanna Silva Leite 14 de novembro de 2018 07:39

Geovanna Silva Leite

muito facil mais e muito legal eu adorei nota 10000 mil

Guilherme Pereira Felix 14 de agosto de 2018 07:22

Guilherme Pereira Felix

jogo facil mais legal nota:100

Guilherme Silva Lucena 14 de agosto de 2018 07:22

Guilherme Silva Lucena

nunca nem viiii

Maiky Liwerton da Silva Santos 31 de outubro de 2017 06:49

Maiky Liwerton da Silva Santos

muito facil nota oooo

LIVIELLEN 05 de outubro de 2017 14:56

LIVIELLEN

EU GOSTEI

Emef Marquês do Herval 05 de outubro de 2017 14:56

Emef Marquês do Herval

eu achei muito chato nota 0000

Leticia Seta Barboza 29 de maio de 2017 07:18

Leticia Seta Barboza

Luiza eu estou no quarto ano da professora Michelle : )