Jogo dos Sinônimos

Os alunos deverão relacionar palavras com mesmo valor semântico em três atividades: Localizando palavras com mesmo significado, formando pares de cartas com palavras sinônimas e utilizando-as em variados contextos.

Roteiro para o educador

Objetivos:

  • Reconhecer e identificar palavras com o mesmo valor semântico (sinônimos).
  • Desenvolver o vocabulário dos alunos.
  • Promover a compreensão do significado das palavras por meio de atividades lúdicas.

Materiais Necessários:

  • Acesso ao jogo "Jogo dos Sinônimos".
  • Cartões ou fichas com pares de palavras sinônimas (por exemplo, "grande" e "enorme", "feliz" e "alegre", etc.).

Duração da Atividade:

  • Aproximadamente 30 a 45 minutos, dependendo do ritmo da turma.

1. Introdução (5 minutos):

  • Apresente o objetivo da atividade aos alunos: descobrir palavras com o mesmo significado, chamadas sinônimos.

2. Apresentação de Palavras Sinônimas (10 minutos):

  • Mostre aos alunos cartões ou fichas com pares de palavras sinônimas.
  • Leia as palavras em voz alta e explique que essas palavras têm o mesmo significado, são sinônimos.

3. Jogo "Jogo dos Sinônimos" (15 minutos):

  • Inicie o jogo "Jogo dos Sinônimos" e selecione uma atividade para começar, como "Localizando palavras com mesmo significado".
  • Peça a um aluno para identificar as palavras com o mesmo significado no jogo.
  • Continue com outras atividades do jogo, como "Formando pares de cartas com palavras sinônimas" e "Utilizando palavras sinônimas em variados contextos", permitindo que diferentes alunos participem.

4. Discussão (5 minutos):

  • Após a conclusão do jogo, promova uma discussão em sala de aula.
  • Pergunte aos alunos quais palavras sinônimas eles aprenderam e como se sentiram ao identificá-las.

5. Atividade Adicional (5 minutos, opcional):

  • Se houver tempo, os alunos podem criar seus próprios cartões com pares de palavras sinônimas.
  • Eles podem trocar esses cartões entre si e repetir o processo de identificação de sinônimos.

6. Encerramento (5 minutos):

  • Encerre a atividade reforçando o reconhecimento de palavras com o mesmo valor semântico (sinônimos).
  • Agradeça aos alunos por participarem e destaque a importância de ampliar o vocabulário e compreender o significado das palavras.

Esta atividade combina aprendizado lúdico com o reconhecimento de palavras sinônimas. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula positivo e encorajador para que os alunos se divirtam enquanto aprendem sobre sinônimos.


Deixe seu comentário

priscila dos santos maria tamm 31 de outubro de 2017 12:53

priscila dos santos maria tamm

LEGAL

fabio de lima correia 22 de agosto de 2016 07:26

fabio de lima correia

O jogo enriquece o vocabulário e faz com que os alunos conheçam palavras do mesmo campo semântico sendo muito pedagógico e instrutivo no meu ponto de vista.

Maria Dalva 15 de outubro de 2015 08:08

Maria Dalva

Achei o máximo, gostei bastante.

isabela 07 de outubro de 2015 07:20

isabela

muito legal

lara 02 de outubro de 2015 13:28

lara

eu aso esse jogo legual

Alexia 02 de outubro de 2015 13:28

Alexia

Sou Alexia, foi um pouco difícil no início e depois gostei muito.

ana  laura  camargo 28 de setembro de 2015 14:32

ana laura camargo

ola sou a ana laura da prineira ver que eu joguei foi muito divertido e a minha amiga ela se chama rita ela tambem gostou

rafaela de lima 28 de setembro de 2015 14:32

rafaela de lima

eu adorei vou comentar na minha sala para a gente jogar na escola

jatoba 28 de setembro de 2015 14:32

jatoba

nossa e bem dahora

Anônimo 17 de julho de 2015 07:59

Anônimo

o caça-palavras é muito difícil.