Brincando com o Alfabeto

Associar a letra apresentada à palavra, de acordo com sua letra inicial.

ROTEIRO PARA O EDUCADOR

Objetivo da Aula

Ensinar aos alunos o reconhecimento das letras do alfabeto e sua associação com palavras que começam com a mesma letra inicial.

Duração da Aula

Aproximadamente 45 minutos.

Etapa 1: Introdução (10 minutos)

  • Inicie a aula explicando que os alunos irão jogar o jogo "Brincando com o Alfabeto", que envolve a associação de letras do alfabeto a palavras que começam com a mesma letra inicial.
  • Mostre um exemplo simples de como o jogo funciona.

Etapa 2: Apresentação do Jogo (5 minutos)

  • Apresente o jogo "Brincando com o Alfabeto" aos alunos, explicando que eles verão uma letra do alfabeto e devem identificar e associar a palavra que começa com essa letra.

Etapa 3: Jogo "Brincando com o Alfabeto" (20 minutos)

  • Projete ou escreva letras do alfabeto no quadro, uma de cada vez.
  • Peça aos alunos para identificar palavras que começam com a letra apresentada e compartilhar suas respostas.
  • Incentive a participação de todos os alunos.

Etapa 4: Discussão e Reflexão (5 minutos)

  • Após a conclusão do jogo, reúna a turma e promova uma discussão sobre as palavras identificadas e como as letras do alfabeto estão associadas a elas.
  • Destaque a importância do reconhecimento das letras para a leitura e escrita.

Etapa 5: Atividade Prática (5 minutos)

  • Divida os alunos em pequenos grupos e forneça a cada grupo um conjunto de cartões com letras do alfabeto.
  • Peça que eles associem palavras a cada letra e criem cartões de correspondência letra-palavra.

Etapa 6: Reflexão e Encerramento (5 minutos)

  • Encerre a aula destacando a importância do reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam e como pretendem aplicar esse conhecimento em suas atividades de leitura e escrita.

Este roteiro de aula utiliza o jogo "Brincando com o Alfabeto" como uma ferramenta educativa para ensinar o reconhecimento das letras do alfabeto e sua associação com palavras que começam com a mesma letra inicial. Certifique-se de adaptar o conteúdo e a duração das etapas conforme necessário para atender às necessidades da sua turma.


Deixe seu comentário

Vithoria Lemos Lang 05 de setembro de 2018 07:21

Vithoria Lemos Lang

O noas é muito bom

Liviellen 03 de janeiro de 2018 12:49

Liviellen

é nós helena

Helena Quitzau Kleine 23 de junho de 2017 14:18

Helena Quitzau Kleine

adorei