Jogo do Posicionamento

Desenvolvimento de pensamento crítico e capacidade de análise na tomada de decisões por parte do aluno. Capacidade de expressão dos motivos que o levaram a essa tomada de decisão.

Desenvolvido por: Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED)

Roteiro para o educador

Objetivo da Aula:

  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise geográfica.
  • Estimular a tomada de decisões baseadas em informações geográficas.
  • Promover a expressão clara dos motivos que embasam as decisões geográficas.

Materiais Necessários:

  • Acesso ao jogo "Jogo do Posicionamento".
  • Quadro ou tela para apresentação.
  • Recursos visuais ou mapas para ilustrar cenários geográficos.

Duração da Aula:

  • Aproximadamente 60 minutos.

1. Introdução (10 minutos):

  • Explique o objetivo da aula: desenvolver habilidades de tomada de decisões geográficas com base em informações e análises.
  • Apresente o jogo "Jogo do Posicionamento" e a importância do pensamento crítico na tomada de decisões geográficas.

2. Exemplo de Tomada de Decisão (15 minutos):

  • Apresente um cenário geográfico específico, como a escolha de um local para a construção de uma represa.
  • Discuta as informações e fatores que os alunos devem considerar ao tomar essa decisão, como topografia, impacto ambiental e necessidades da comunidade.

3. Jogo "Jogo do Posicionamento" (25 minutos):

  • Inicie o jogo e apresente aos alunos cenários geográficos complexos que requerem decisões.
  • Os alunos devem tomar decisões e justificar suas escolhas com base nas informações fornecidas no jogo.
  • Encoraje-os a debater suas decisões em grupos, considerando diferentes perspectivas.

4. Discussão e Reflexão (5 minutos):

  • Após o jogo, conduza uma discussão em sala de aula para compartilhar as decisões tomadas pelos alunos e as justificativas por trás delas.
  • Explore as implicações das decisões geográficas em um contexto mais amplo.

5. Atividade de Reflexão Escrita (5 minutos):

  • Peça aos alunos para escreverem uma breve reflexão sobre como o jogo os ajudou a desenvolver habilidades de tomada de decisões geográficas e pensamento crítico.

6. Encerramento (5 minutos):

  • Recapitule os principais pontos da aula.
  • Enfatize a importância de considerar informações geográficas e análises ao tomar decisões relacionadas à geografia.

Este roteiro de aula utiliza o jogo "Jogo do Posicionamento" como uma ferramenta educativa para desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise na tomada de decisões geográficas. Ele promove a expressão clara dos motivos por trás das decisões, incentivando os alunos a justificar suas escolhas com base em informações geográficas sólidas. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam à vontade para debater e expressar suas opiniões.




Deixe seu comentário

Cecília Sousa Machado 18 de dezembro de 2015 15:34

Cecília Sousa Machado

Muito bom o jogo mostra atitudes que vc deve ou nao deve fazer