A Paideia e a formação do cidadão - Parte 3

Mostrar a oposição de pensamentos entre os filósofos sofistas e da Grécia Antiga, Apresenta o discurso dos filósofos sofistas em oposição ao discurso de filósofos da Grécia Antiga como Sócrates e Platão.

Desenvolvido por: Fundação CEDERJ / CEDERJ

Roteiro para o educador

Objetivo da Aula:

  • Compreender as diferenças fundamentais de pensamento entre os filósofos sofistas e os filósofos da Grécia Antiga, como Sócrates e Platão.
  • Analisar os argumentos e discursos dos sofistas em oposição aos dos filósofos da Grécia Antiga.
  • Refletir sobre as implicações dessas diferentes visões na formação do cidadão.

Materiais Necessários:

  • Acesso ao jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 3".
  • Quadro ou tela para apresentação.

Duração da Aula:

  • Aproximadamente 60 minutos.

1. Introdução (10 minutos):

  • Apresente o tema da aula: a oposição de pensamentos entre os filósofos sofistas e os filósofos da Grécia Antiga.
  • Explique a importância dessa oposição na filosofia e na formação do cidadão.

2. Contextualização dos Sofistas (15 minutos):

  • Contextualize os alunos sobre os filósofos sofistas, destacando suas visões relativistas e a ênfase na retórica e persuasão.
  • Explique como os sofistas eram contratados para ensinar retórica e habilidades argumentativas aos jovens atenienses.

3. Filósofos da Grécia Antiga (15 minutos):

  • Apresente os filósofos da Grécia Antiga, como Sócrates e Platão, destacando suas visões sobre a verdade, a ética e a busca pelo conhecimento absoluto.
  • Destaque como esses filósofos eram críticos dos sofistas.

4. Jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 3" (20 minutos):

  • Inicie o jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 3", que explora a oposição de pensamentos entre os sofistas e os filósofos da Grécia Antiga.
  • À medida que os alunos avançam no jogo, discuta os argumentos e discursos apresentados.

5. Discussão e Reflexão (10 minutos):

  • Após o jogo, conduza uma discussão em sala de aula para que os alunos compartilhem suas reflexões sobre as diferentes visões apresentadas pelos sofistas e pelos filósofos da Grécia Antiga.
  • Incentive-os a considerar como essas visões influenciaram a formação do cidadão na época e como podem ser relevantes hoje.

6. Atividade de Debate (10 minutos):

  • Divida a turma em grupos e peça a cada grupo para representar uma visão, seja a dos sofistas ou dos filósofos da Grécia Antiga.
  • Promova um debate entre os grupos, permitindo que defendam seus argumentos em relação à educação e à formação do cidadão.

7. Encerramento (5 minutos):

  • Recapitule os principais pontos da aula.
  • Destaque a importância de compreender as diferentes visões filosóficas na formação do cidadão e na busca pela verdade.

Este roteiro de aula utiliza o jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 3" como uma ferramenta educativa para explorar a oposição de pensamentos entre os sofistas e os filósofos da Grécia Antiga. Ele promove a discussão crítica sobre as implicações dessas diferentes visões na formação do cidadão. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam à vontade para participar do debate e da discussão.


Deixe seu comentário

Valdir 28 de setembro de 2015 14:32

Valdir

A produção correta para dialogar.

Meus parabéns.

Edneia Santos 29 de maio de 2015 15:22

Edneia Santos

Adorei muito mas fácil aprender assim.