Construtora RIVED

Perceber que diferentes unidades de medidas podem se referir à mesma área. Transformar adequadamente as unidades de medidas de metros quadrados em centímetros quadrados e vice-versa.

Desenvolvido por: RIVED

ROTEIRO PARA O EDUCADOR

Objetivo da Aula

  • O objetivo desta aula é ensinar os alunos a compreenderem como diferentes unidades de medida podem ser usadas para expressar a mesma área, especificamente transformando unidades de medida de metros quadrados para centímetros quadrados e vice-versa.

Duração da Aula

  • Aproximadamente 60 minutos (1 hora).

Etapa 1: Introdução (5 minutos)

  • Inicie a aula explicando que hoje os alunos aprenderão sobre como converter unidades de medida de área.
  • Destaque a importância de saber fazer essas conversões em situações práticas.

Etapa 2: Apresentação (5 minutos)

  • Apresente as unidades de medida de área, metros quadrados (m²) e centímetros quadrados (cm²).
  • Explique a relação entre essas duas unidades de medida: 1 metro quadrado (m²) é igual a 10.000 centímetros quadrados (cm²).

Etapa 3: Instruções (10 minutos)

  • Explique aos alunos que eles aprenderão a fazer conversões entre metros quadrados e centímetros quadrados usando fatores de conversão.
  • Certifique-se de que todos tenham acesso a lápis, papel e calculadoras, se necessário.

Etapa 4: Atividade (15 minutos)

  • Divida os alunos em pares ou grupos.
  • Forneça a cada grupo uma série de exercícios que envolvam a conversão de metros quadrados para centímetros quadrados e vice-versa.
  • Peça que trabalhem juntos para resolver os exercícios, aplicando os fatores de conversão corretamente.

Etapa 5: Discussão e Revisão (10 minutos)

  • Realize uma discussão em sala de aula para revisar os exercícios.
  • Peça a alguns grupos que compartilhem suas respostas e expliquem como chegaram a elas.
  • Destaque a importância de usar fatores de conversão e como isso pode facilitar a conversão de unidades de medida.

Etapa 6: Reflexão (5 minutos)

  • Peça aos alunos que reflitam por escrito sobre o que aprenderam com a atividade.
  • Eles podem responder a perguntas como: "Por que é importante saber fazer conversões de unidades de medida?" ou "Como essa habilidade pode ser útil em situações reais?"

Etapa 7: Encerramento (5 minutos)

  • Encerre a aula ressaltando a importância de saber fazer conversões de unidades de medida de área.
  • Incentive os alunos a praticarem mais conversões em casa e a aplicarem essa habilidade em situações do dia a dia.

Etapa 8: Conclusão (5 minutos)

  • Sugira que os alunos pesquisem exemplos de situações reais em que a conversão de unidades de medida de área é necessária, como em projetos de construção, design de interiores e engenharia.
  • Recomende recursos adicionais, como exercícios online ou aplicativos, para praticar conversões de unidades de medida de área.

Deixe seu comentário

isabella 28 de setembro de 2015 14:32

isabella

amei

Guihh 27 de julho de 2015 13:40

Guihh

Não Gostei

Alisson Goncalves Dias 19 de maio de 2015 09:16

Alisson Goncalves Dias

amei

gabriela 22 de maio de 2014 13:32

gabriela

adorei esse jogo

luciana 05 de julho de 2012 13:55

luciana

adorei o jogo