Pilha de Daniell

Funcionamento da Pilha de Daniell: dispositivo eletroquímico importante. Observe como as reações eletroquímicas ocorrem nas duas semi-células da pilha. Veja as variações na diferença de potencial (ddp) quando diferentes soluções e eletrodos são usados.

Desenvolvido por: Sistema de Ensino CNEC

ROTEIRO PARA O EDUCADOR

Objetivo da Aula

  • O objetivo desta aula é proporcionar aos alunos uma compreensão detalhada do funcionamento da Pilha de Daniell e das reações eletroquímicas envolvidas. Pretende-se que os alunos entendam como essa pilha gera eletricidade por meio de reações de oxidação e redução e como diferentes condições afetam sua diferença de potencial.

Duração da Aula

  • Aproximadamente 60 minutos (1 hora).

Etapa 1: Introdução (5 minutos)

  • Inicie a aula explicando que hoje vocês vão explorar a Pilha de Daniell, um dispositivo eletroquímico importante que gera eletricidade por meio de reações químicas.
  • Destaque a relevância das pilhas e baterias em nossa vida cotidiana, como em dispositivos eletrônicos e veículos elétricos.

Etapa 2: Apresentação (10 minutos)

  • Apresente brevemente a história e a importância da Pilha de Daniell na história da eletroquímica.
  • Explique os componentes básicos da Pilha de Daniell: o ânodo, o cátodo, as soluções eletrolíticas e a ponte salina.

Etapa 3: Instruções (5 minutos)

  • Explique que os alunos terão a oportunidade de realizar simulações interativas para visualizar as reações eletroquímicas na Pilha de Daniell.
  • Certifique-se de que todos os alunos tenham acesso aos recursos necessários, como computadores ou tablets.

Etapa 4: Atividade (15 minutos)

  • Divida a turma em pequenos grupos ou permita que os alunos trabalhem individualmente, dependendo dos recursos disponíveis.
  • Peça aos alunos que acessem a simulação da Pilha de Daniell e conduzam experimentos virtuais, variando os tipos de eletrodos, soluções eletrolíticas e concentrações para observar como essas mudanças afetam a diferença de potencial (ddp) da pilha.
  • Incentive-os a registrar os resultados e observações durante a atividade.

Etapa 5: Discussão e Revisão (10 minutos)

  • Traga os grupos de volta ao formato de sala de aula e peça que compartilhem suas descobertas e observações.
  • Incentive a discussão sobre como as reações de oxidação e redução ocorrem nas semi-células da Pilha de Daniell e como essas reações estão relacionadas à diferença de potencial gerada.

Etapa 6: Reflexão (5 minutos)

  • Peça aos alunos que reflitam por escrito ou em grupos sobre o que aprenderam com a atividade.
  • Eles podem responder a perguntas como: "O que mais te surpreendeu sobre a Pilha de Daniell?" ou "Como você acha que esse conhecimento pode ser aplicado em situações do mundo real?"

Etapa 7: Encerramento (5 minutos)

  • Encerre a aula ressaltando a importância da Pilha de Daniell na compreensão das reações eletroquímicas e na geração de eletricidade.
  • Convide os alunos a fazerem perguntas finais ou a compartilharem suas reflexões, se desejarem.

Etapa 8: Conclusão (5 minutos)

  • Sugira que os alunos explorem mais sobre as aplicações das pilhas e baterias em nossa sociedade moderna, como em dispositivos eletrônicos, veículos elétricos e armazenamento de energia renovável.
  • Recomende recursos adicionais, como vídeos educacionais ou leituras, para aprofundar seu entendimento da eletroquímica e da Pilha de Daniell.

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